sábado, 24 de setembro de 2011

SEMINÁRIO INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

No último dia 16 de setembro ocorreu na capital paulista o Seminário Nacional INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: monitoramento e avaliação. O encontro foi uma realização do Ministério da Educação (COEDI / SEB), da ONG Ação Educativa, do Instituto Avisa Lá, da UNDIME e da UNICEF. Estiveram presentes representantes do Movimento Interforuns de Educação Infantil do Brasil (Mieib), da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPED), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), além dos coordenadores gerais da Especialização em Educação Infantil de vários Estados, dentre os quais nossa Profa. Mary Arapiraca.

No encontro foram apresentados alguns resultados e análises do monitoramento e avaliação do uso dos INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, coordenado pelos realizadores do encontro. Provocando amplo debate, o MEC explicitou sua expectativa de que os Indicadores subsidiem um processo cada vez mais aprimorado de avaliação, vindo inclusive a se constituir em um passo inicial para a definição do que chamam de "sistemática municipal de avaliação da Educação Infantil".

Segundo Rita Coelho, coordenadora de Educação Infantil do MEC, "avaliação na educação infantil significa avaliação das condições oferecidas para o desenvolvimento e aprendizagem infantis e nunca avaliação das crianças. Ademais, o processo de construção deste sistema ou desta sistemática deve ser coletivo, democrático, a partir da constituição de grupo e rede, devendo ser coordenado pelo INEP." 

Nós do Curso de Especialização confirmamos a importância dos Indicadores, lançado em 2009 e amplamente divulgado em toda a rede da Educação Infantil no país, e encorajamos a(o)s cursistas cujas escolas ainda não aplicaram o instrumento a provocar esse processo. Além disso, convidamos vocês a permanecerem atenta(o)s e engajada(o)s nesse novo passo na direção da qualidade da Educação Infantil, um trabalho concebido coletivamente e que assim será executado, um passo de fundamental importância para o desenvolvimento dessa faixa da Educação Básica que tem, como todos sabemos, desafios tão grandes a superar.

A coordenação

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